em Blog





O primeiro ponto que podemos observar com as mulheres é o medo que se instala quando algumas perguntas como, O que o casal precisa ter para a decisão final de ter um filho? Ter filho é caro? Tenho tempo? Tenho uma casa e um carro confortáveis? Vou dar conta? Qual a melhor idade para engravidar?, começam a aparecer numa vizinha, numa mãe, sogra e nas amigas.

A pressão social é um fator importante que, encarada dessa nova forma que estou te convidando a olhar pode ajudar. Ao invés de causar somente irritabilidade ou fuga.

Pensando que somos seres que precisamos do outro para se desenvolver, ou seja, que necessitamos do contato social, de certa forma quando estes convites começam a aparecer, é porque tem alguma parte sua que está pronta ou se preparando pra entrar em contato com o que deseja. Ser mãe ou não ser!

ter filho é caro

Quanto Custa Ter um Bebê? Ter Filho é Caro?

Caro é a quantidade de energia que colocamos em determinada situação. Por exemplo: Um ipad é caro para nós que precisamos trabalhar algumas horas para poder pagá-lo, ou seja, adquiriu um valor alto para nós.

Agora valioso já é outra coisa, tem relação com sentimentos, emoções e tempo depositado em determinada situação e pessoa. (Como disse Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe: “Dentre todas as rosas aparentemente iguais, sua rosa era única para ele, pois era a que o pequeno depositou o seu tempo precioso, por isso ela era tão importante).

Uma criança, um filho é valioso. Ele pode ser caro dependendo do seu olhar!

Como Podemos Diferenciar  se Ter Um Filho é Caro ou é Valioso?

A solução é criar coragem e escutar o que sua intuição tem pra dizer. E é muito sério e precisa ser respeitado pois é uma decisão que mudará sua vida para sempre.

Depois que decidiu se vai ou não ter filho, é importante abrir espaços para que isso aconteça. Por exemplo: Começar a pensar em seu trabalho e, se dentro da rotina que leva, há lugar para um filho.

Se tomar a decisão de ter um filho é necessário que entenda que, por um período, ele será sua prioridade e que você precisará abrir mão de algumas (ou muitas) coisas.

Não fique se justificando, focando no financeiro ou alegando que um filho é muito caro. Um filho é valioso, como também é valiosa a sua intuição, dizendo que está pronta ou não para receber um filho em sua vida.

Podemos Encontrar a Resposta de Ter um Filho Vinda da Intuição? Há lugares ou Pessoas que Auxiliam Esse Encontro?

É um desafio grande estar rodeada de pessoas que estão em sintonia com suas escolhas e que bancam as decisões independente da dificuldade que reside nelas. Principalmente quando a escolha é diferente do seu círculo social.

Por exemplo, muitas mulheres relatam que decidiram ser “donas de casa” e cuidar exclusivamente do filho e receberam muitas críticas de pessoas próximas, como seus pais, indicando que não era o caminho, pois haviam estudado muito e agora iriam deixar tudo para trás para se dedicar somente ao lar. São decisões difíceis, mas que em sintonia com o que a intuição diz, o caminho é o da satisfação.

Existe a melhor idade de engravidar ou Tomar Essa Decisão de Ter Um Filho?

Não há limites ou melhor idade  para a tomada de uma decisão tão valiosa quanto essa. O importante é estar em sintonia primeiramente com a escolha do companheiro também – se tiver um ou uma parceira, obviamente. Senão, somente reconhecer seus limites e desejos já é passo fundamental.

Temos que tomar cuidado para não cairmos na armadilha de não identificarmos realmente o que queremos e, por isso, justificarmos nossas ações em cima de pressões sociais. Por exemplo, “eu tenho que ter um filho agora senão estarei muito velha”. A resposta é de dentro para fora, e não o contrário.

 

Mariana Carvalho Pereira

Você gostou desse artigo? Sinalize aqui nos comentários para nós e compartilhe com uma mãe que possa gostar desse conteúdo!

Quer se aprofundar em outros temas sobre maternidade consciente? Confira a série de vídeos sobre a relação com a sogra no pós parto!

Quero ter Acesso aos Vídeos

 

 

 

 

 

Comentários
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar