em Blog

thcauavq19Muito temos falado sobre Maternidade Consciente ultimamente por conta do curso que iremos disponibilizar online para todo o Brasil. Mas, afinal, o que é esse conceito? Existem tipos diferentes de Maternidade?
Assim como existem diferentes formas de observar o mundo, existem diferentes tipos de mulher e existem diferentes tipos de mãe! Na verdade, nosso objetivo não é julgar ou definir qual mãe é melhor! Mas, sim, dentro das inúmeras mulheres que se comportam de diferentes formas, podermos auxiliar a definirem –junto com seus bebês- qual a melhor maneira de se colocarem no mundo.
Uma maternidade consciente se faz com muito suor (e lágrimas) e abertura para que o bebê que está chegando ao mundo possa ser colocado como grande mestre e termômetro nessa nova jornada que está sendo construída e que é para toda a vida: o vínculo mãe e filho!
Mestre e termômetro? Sim! Mestre e termômetro!!
Mestre, pois esse bebê nos ensina diariamente a entrarmos mais em contato com nós mesmas na medida em que pede que olhemos para o que realmente importa! Para o que, muitas vezes, escondemos de todos e até de nós mesmas, mas que junto dele, é hora de olharmos e crescermos! Uma relação conflituosa com nossos pais, um casamento que precisa ser cuidado para não adoeça e morra, um vínculo com amigas de infância que se desfez, e tantas outras desconstruções como exemplos.
Termômetro, pois nos indica quando estamos caminhando distante do local que devemos seguir: nosso coração! Muitas vezes, nos mostra de maneira tranquila, como noites mal dormidas, outras mais intensas, como choros constantes e processos de adoecimento.
Com isso, podemos apenas sentir culpa do que não fizemos ou do que fizemos que consideramos errado! Ou usar essa culpa e esses sentimentos de muita dor para crescermos e evoluirmos enquanto mães e mulheres atentas a sempre aprender.
É um caminho que envolve coragem e tem todo o meu respeito quem está aberta a olhar para a grandiosidade desse processo.
Estamos juntas!
Mariana de Carvalho Pereira
CRP 100732/6
Psicóloga Perinatal. Sócia proprietária do Espaço Matri Gaia

Comentários
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar