em Blog





Quando pensa em seu filho, você se preocupa com seu desenvolvimento emocional infantil? Fica se questionando como poderia fortalecer essa criança para que seja um adulto fortalecido em si mesmo? Seguro, carinhoso e até mesmo feliz? Quero compartilhar com você, enquanto psicóloga, uma questão muito importante nesse primeiro momento da vida dele. 

Neste artigo, você aprenderá sobre:




Por quê devemos nos atentar para o desenvolvimento emocional infantil desde quando são bebês

Os adultos que procuram psicoterapia clínica, quando conseguem acessar suas camadas emocionais mais profundas, começam a se lembrar das sensações e emoções que tinham quando eram crianças. Começam a tomar consciência de suas travas e de dores profundas que possuem bases nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. É comum que muitas memórias adormecidas venham à tona e que o adulto possa trazer para o momento presente a compreensão de como sua história de vida influencia em suas questões atuais. Se você começar a se conectar com isso, também irá acessar conteúdos da sua primeira infância.

Tudo isso é estudado numa ciência que denominamos, psicologia do desenvolvimento. Você pode aprofundar mais o tema, acompanhando diversos teóricos reconhecidos na psicologia, clicando aqui. 

Com os bebês, não é diferente. Ao contrário do que se pensava por muito tempo, que não havia interferências importantes na forma como tratávamos os bebês, hoje entende-se que esse momento do desenvolvimento humano deve ser olhado com atenção especial. Nos 3 primeiros anos de vida da criança, o cérebro está em atividade intensa, registrando os novos estímulos e agregando habilidades, ao mesmo tempo que o mundo emocional da criança está se desenvolvendo. Essas experiências serão a base para toda sua vida.

Hoje em dia é muito comum vermos no consultório, muitos adultos com a sensação de insegurança pessoal, ansiedade, medo de se colocar na vida e dificuldade de perceber e dar valor para si mesmo. O que grandes estudiosos defendem é que essa sensação de importância começa a partir das nossas primeiras experiências após o parto. Por isso é tão importante e enriquecedor podermos olhar com cuidado para o desenvolvimento emocional infantil o quanto antes for possível. 

desenvolvimento emocional infantil

Como o ser humano se constitui emocionalmente

A sensação de “EU” no ser humano não se desenvolve sozinha. Ele precisa do olhar do outro, é assim que uma pessoa se constitui, através de suas relações com os outros. O primeiro “outro” do bebê, é a mãe. O olhar da mãe é essencial para o bebê. É através desse olhar que o bebê passa a entender seu lugar no mundo.

Falhas muito frequentes e profundas durante esse momento de construção da personalidade, podem gerar graves dificuldades ao decorrer do desenvolvimento emocional infantil deste ser. Não estou colocando aqui que qualquer falha será prejudicial, essas falhas irão acontecer com certeza, somos humanos. No entanto, temos que tomar cuidado com falhas excessivas ou distanciamentos emocionais frequentes. Se estiver percebendo isso em si mesma, procure ajuda!

Quando fortalecer seu bebê emocionalmente

Quando falo sobre OLHAR para o bebê, não estou dizendo sobre fazer a função prática e biológica: amamentar, trocar, dar banho, fazer dormir. O que é mais importante para esse bebê ser visto é o envolvimento emocional dessa mãe. É muito importante que a mãe esteja de verdade com ele, por inteiro, coração com coração em diversos momentos do dia. Haverão momentos, é claro, que a mãe estará envolvida em mais de uma tarefa, vai cozinhar e embalar o bebê, vai ver TV e amamentar.

No entanto, é importante que esse bebê tenha a sensação POR MUITAS VEZES que ele é amado, que ele é importante, que ele tem seu lugar nessa família. A sensação da mãe estar encantada com o bebê, dizendo e acreditando que ele é a criatura mais encantadora do mundo é muitíssimo importante para a construção psíquica de segurança dessa criança, que, futuramente, carregará essa sensação para o ser adulto.

desenvolvimento-do-bebe

O que fazer a favor do desenvolvimento emocional

  • Conectar com o que está dentro de você e do seu filho. Emoções, sentimentos e sensações. Seu bebê não quer saber qual roupa você comprou ou se a cômoda nova chegou. Ele quer que você esteja ali, presente, para e com ele. Então, simplesmente esteja. Esteja presente, de corpo e alma. Isso alimentará seu filho com o que realmente importa.
  • Mostrar a importância: Mesmo que você tenha a sensação gigantesca que seu filho é a criatura mais importante do mundo para você, ele precisa SABER disso. Fale, abrace, beije, pode até lamber um pouco seu bebê (isso fortalecerá o sistema imunológico dele!). Ele precisa saber como é amado.
  • Receba todo encantamento do olhar de seu filho com o coração aberto. Permaneça trocando olhares e respirando junto com ele.
  • Tenha momento de silêncio e profundo amor com seu filho.
  • Quando se irritar com as demandas do bebê e perceber que você precisa se re-equilibrar, tente se retirar, se acalmar. Faça o exercício de tentar compreender o que te tirou do sério e entender a necessidade da criança. Depois retorne.
  • Não rotule seu filho. Não diga que ele é um bebê genioso, difícil, triste, preguiçoso ou qualquer outro adjetivo.
  • Esteja aberta para conhecer essa nova pessoa que está em desenvolvimento emocional genuinamente. Esteja aberta para aprender com ele.

Você pode ter certeza que estará fortalecendo a sensação de importância interna em seu filho, fortalecendo seu desenvolvimento emocional infantil, em um dos momentos mais importantes da vida dele! Para compreender um pouco mais sobre a forma do bebê se comunicar, e favorecer sua conexão com ele, escrevemos um artigo sobre o choro do bebê, que você pode conferir clicando aqui.

Luiza C Domingues Pedroso

CRP: 112544/06

Falo mais desse assunto no vídeo abaixo, confira!

 

Você gostou desse artigo? Sinalize aqui nos comentários para nós e compartilhe com uma mãe que possa gostar desse conteúdo!

shadow-ornament

 

Para aprofundar o tema, baixe gratuitamente nosso E-book “Pós Parto – Como atravessá-lo com mais tranquilidade”. Fizemos especialmente para você! Acesse clicando no botão abaixo!

Eu quero acessar o Ebook

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar