em Blog

Muitas mães se perguntam como amamentar da melhor forma e reconhecem que é um caminho muito difícil. Neste artigo lhe daremos informações que podem te auxiliar a passar por esse período com tranquilidade e levar  uma amamentação mais saudável e prazerosa.

Os benefícios de uma  amamentação tranquila  

Os benefícios de uma amamentação tranquila são inúmeros, dentre eles:

  • Bebês alimentados pelo leite materno tendem a crescer fortes e saudáveis, pois é definitivamente o melhor alimento que existe;
  • Favorece o útero a voltar mais rapidamente ao tamanho normal;
  • Auxilia na construção do vínculo afetivo, tão importante para o desenvolvimento físico e emocional do bebê; 
  • Auxilia na percepção de conforto e segurança do bebê, que reconhece com mais facilidade na proximidade do corpo da mãe;
  • A composição do leite materno corresponde às necessidades presentes da criança.

A Amamentação cria uma relação muito íntima entre mãe e filho e permite vivenciar, da maneira mais natural possível, que nós, seres humanos, precisamos uns dos outros e existimos uns para os outros.



- GOEBEL e GLÖCKLER, 2002

Como amamentar com responsabilidade, sem culpa

A responsabilidade é da mãe nesse caminho sem culpa. Nossa visão pode auxiliá-la a encontrar a própria maneira de fazer isso. Um caminhar que se faz com uma maior conexão com o bebê na medida que se possibilita a ouvir sua voz interna e dar menos valor ao barulho ao seu redor.

Lembrando que é extremamente importante que ouçamos pessoas que nos querem bem, mas precisamos direcionar o que é nosso dentro do todo.

Fique atenta para reconhecer quem são as pessoas que vão te auxiliar ao invés de atrapalhar em sua caminhada para uma amamentação mais tranquila. Assim, a autorresponsabilidade aparece e a culpa do que não deu certo dá espaço para a segurança tão necessária ao tomar as decisões. Segurança essa que o bebê nos convida a olhar a todo momento.

O que você irá necessitar para uma amamentação tranquila

amamentação

 

Por ser um processo natural, o custo beneficio é extremamente alto, pois envolve somente a manutenção saudável da alimentação da mãe com a ingestão de bastante líquido. Envolve também um “se alimentar” de forma saudável de tudo que está ao seu redor, assim como lugares silenciosos, pessoas mais comprometidas, menos discussões, mais diálogos e acolhimento dessa mãe com o bebê.

Como amamentar com tranquilidade 

Como já retratado, é fundamental que, para realizar a amamentação com tranquilidade, você ouça sua intuição para estar mais atenta para o que seu bebê precisa. Para isso é necessário se colocar para as pessoas que estão ao seu redor.

Limitando seu espaço, tão sagrado para a construção do vínculo mãe-bebê, falando “nãos” quando achar necessário e, ao mesmo tempo, aceitando ajuda quando não conseguir sozinha. É uma linha tênue que precisa ser olhada com bastante carinho para não se perder.

Rotina da amamentação

Essa busca da amamentação tranquila se dá entre uma melhor qualidade entre o vínculo mãe e bebê e deve ser frequentemente colocada na rotina dessa nova família, como um motor de ação para as renúncias que virão no caminho e para os prazeres dessa entrega. Pois, na medida que essa mãe observa os benefícios de estar conectada com seu filho, essa busca se transforma em algo natural, prazeroso e possível.

Onde amamentar

como amamentar

A tranquilidade se dá onde a mãe se sente mais confortável, seja dentro de casa, na casa de sua mãe, de uma amiga próxima.

É necessário encontrar esse local e estar preparada para o encontro com o antigo modo de funcionar, que já não cabe mais nessa nova dinâmica, muitas vezes. Além disso, envolve estar mais aberta para ficar sozinha com o filho nesses primeiros dias.

Procure um local em que se sinta segura com pouco barulho, no qual acolha as suas necessidades e de seu bebê. Muitas mães, nesses primeiros dias pós parto, vão a lugares com muito barulho e com muitas pessoas ou recebem muitas visitas em casa, o que pode dificultar o silêncio tão importante para ouvir a intuição.

Se aprende a amamentar com o próprio bebê. Assim, quanto mais essa troca acontece, mais rica ficará a forma de perceber as necessidades do recém nascido e atender prontamente.

 

Se esse artigo fez sentido para você, e acredita que outras mães podem se beneficiar com ele, compartilhe para chegar em quem precisa e deixe seu comentário!

shadow-ornament

 

Para aprofundar o tema, baixe gratuitamente nosso E-book “Pós Parto – Como atravessá-lo com mais tranquilidade”. Fizemos especialmente para você! Acesse clicando no botão abaixo!

 

Eu quero acessar o Ebook

 

 

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar